Imigração baseada em emprego
A grande maioria das pessoas que pretendem imigrar para os Estados Unidos por causa de uma oferta de emprego devem completar um processo de três etapas:
1) o empregador deve obter uma certificado de trabalho do Departamento de Trabalho.
2) o empregador deve então entrar com um pedido de visto para um imigrante da segunda ou terceira categorias de preferência.
3) o estrangeiro entra com um pedido de residencia permanente (cartão verde) através de um processo de ajuste de status ou um processo consular.
A fim de obter uma certificado de trabalho, o empregador deve estabelecer (através de anúncios de emprego e recrutamento esforços) a indisponibilidade de trabalhadores americanos capazes, qualificados e dispostos a realizar o trabalho a ser preenchido pelo estrangeiro.
Quando o trabalho de certificação é aprovado, o empregador entra com um pedido de visto de trabalho (formulário I-140) para empregados em uma das duas seguintes categorias:
• os membros das profissões com graus avançados ou demonstrando excepcional habilidade nas ciências, artes ou negócios.
• profissionais, trabalhadores qualificados (que exigem 2 ou mais anos de formação ou de experiência) ou os trabalhadores não qualificados (que exige menos de dois anos de formação ou experiência.)
A grande procura de visto de imigrantes nas duas categorias acima e a elevada taxa de desemprego atual no Estados Unidos, resultam numa longa espera para a aprovação de um visto de trabalho.
O certificado de trabalho não é exigido para determinados indivíduos: pessoas de extraordinária habilidade, excelente professores ou pesquisadores, e diretores ou gerentes de multinacionais; ou para um trabalho que seja do interesse nacional.
O Departamento de Trabalho determinou que existem algumas profissões que estão em grande escassez e pre-certificou estas profissões, de modo a liberar o empregador da obtenção de um certificado de trabalho. Esta categoria inclui fisioterapeutas, enfermeiros, e determinadas pessoas de habilidade excepcional nas artes e ciências, incluindo professores universitários.
|